Translate

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Outono: overdose de festivais coreanos

Fiquei um bom tempo sem postar nada, mas estou de volta. E, durante esse período em que fiquei fora, estive ocupada estudando, andando mais de 200km de bicicleta (cansativo, mas, pelo menos, consegui completar o desafio do rio Geum - 금강), indo ao spa coreano (os onchon - 온촌) e pensando na grande quantidade de festivais que estão acontecendo por toda a Coreia esses dias. Setembro e outubro, por marcarem o início do outono e da época de colheita no país, são os meses mais propícios às festanças e aos feriados. E o legal é que os coreanos adoram essas celebrações.  Mesmo sendo muitas, todas as que fui estavam lotadas, como mostra a foto:
 

No meu curso de coreano, a professora havia anunciado que teríamos um dia de atividades culturais na semana passada. Não sabia exatamente o que iríamos fazer, mas, no dia, descobri que seria um passeio ao Festival de Medicina Tradicional de Sancheong, cidade onde fica localizada a segunda montanha mais alta da Coreia do Sul: o Jiri-san (a maior é o Halla-san, na ilha de Jeju). E, apesar de ser uma sexta-feira de manhã, tinha tanta gente que mal se conseguia andar. E o lugar era completamente incrível e didático! Valeu a pena a visita, que me fez conhecer muito mais sobre a medicina coreana (que é algo que tenho vivido diariamente e que vou explicar melhor mais para a frente).



  Foto: Takase Susumu

   Foto: Takase Susumu

   Foto: Takase Susumu

Além desse passeio, eu e meu noivo andamos de bicicleta no fim de semana por algumas cidades do centro-oeste do país e pude presenciar um dos festivais nacionais mais tradicionais: o Baekjae Cultural Festival. Para quem não sabe, Baekjae era um dos países que se juntou no processo de formação da Coreia. Mas é legal que eles ainda gostam de manter as raízes, com suas próprias vestimentas e pratos locais típicos. As comemorações começaram exatamente no dia em que passei por lá. Era início de tarde e a praça de exposições estava muito cheia. A parte boa é que os vendedores ofereciam amostras grátis bem generosas, o que fez com que eu experimentasse de tudo e ficasse alimentada.




 No caminho, ainda descobri vários outros festivais, como o de Buryeo, Iksan, ambos divulgando as delícias de sua agricultura e da culinária local. Já em Gunsan, na costa oeste coreana, havia um evento especial por se tratar do período de migração dos pássaros para o sul do país. Como há um observatório de aves famoso na cidade, o local estava oferecendo ingressos a um valor bem barato, com a possibilidade de apreciar uma grande diversidade de diversos tipos de animais, inclusive peixes, insetos e até coelhos e veados. Além disso, aqui em Daejeon, já teve festival de vinhos, de ginseng, de música, além de vários outros. Assim, fica difícil escolher o melhor ou o que fazer no fim de semana.





Nenhum comentário:

Postar um comentário