Translate

domingo, 22 de setembro de 2013

Pedalando pelos quatro rios coreanos

Como já mencionei no primeiro post, ciclovia é algo que não falta na cidade de Daejeon. Mas essa não é uma exclusividade local. Para quem curte pedalar, por exemplo, há disponíveis 630km desse tipo de via em todo o entorno dos quatro rios sul-coreanos (Hangang, Geumgang, Yeongsangang, Nakdonggang). E, desde o início do ano, eu estava ansiosa para poder participar de um dos maiores desafios do país: o Korea’s 4 Rivers CrossCountry Cycling Road TourMeu noivo, que é quase um ciclista profissional, foi quem me apresentou essa ideia do governo coreano para incentivar o esporte.

O projeto funciona de forma bem simples. O interessado se dirige a algum dos pontos cadastrados (geralmente uma das estações do 4Rivers) e tira seu “passaporte” de bicicleta, que custa 4 mil won sul-coreanos (o equivalente a 8 reais). Depois, começa a recolher carimbos em cada uma das diversas estações criadas para esse torneio. Ao todo, são 630km de percurso e, embora sejam apenas quatro rios, eles foram divididos em oito etapas diferentes. E cada vez que o participante encerra uma missão, recebe um selo. Ao completar todos os rios, ganha uma medalha.




Além disso, quem adicionar ao desafio uma volta na ilha de Jeju (338km), ainda conta com um prêmio especial no que eles chamam de Grand Slam. Eu achei tão emocionante que já estou me preparando para isso. Desde que cheguei a Daejeon, tenho andado de bicicleta quase que diariamente. Aconselhada pelo meu noivo, eu comprei uma Strida, que é um projeto britânico de bike dobrável. No início, eu não gostava muito, mas tenho me acostumado a pedalá-la (como mostram as fotos abaixo). A questão é que, definitivamente, ela não serve para fazer o longo percurso do 4Rivers, por ser lenta e ter um guidão péssimo de controlar.




Então, tenho utilizado a mountain bike que meu noivo montou para o pai dele e, felizmente, está dando certo. Consegui ir até o Daecheon Dam, uma represa localizada na cidade de Daejeon, que é a estação final do rio Geum (Geumgang), um dos integrantes do 4Rivers. Foram 20km para ir e mais 20km para voltar e, até agora, esse foi meu recorde de ciclismo, já que não estava acostumada a fazer esse tipo de exercício. A parte boa é que já peguei meu primeiro carimbo do desafio e espero conseguir completar o percurso de 146km do Geumgang no próximo fim de semana. Até lá, sei que terei que pedalar bastante. Haja fôlego!







2 comentários: