Um guia das rotas de ônibus de Daejeon, que peguei na International Community
Para conseguir
visualizar melhor essa maravilha, pense em quando você chega num ponto de
ônibus em Daejeon e se depara com algo assim:
No fundo de todas as
marquises dessas paradas, você encontra diversos mapas da cidade. Cada mapa
mostra uma região e todas as opções que existem para poder chegar onde se
deseja. Isso é muito útil até para os moradores locais. Quando eles estão indo
a algum lugar desconhecido, podem ficar mais tranquilos para achar o melhor
caminho no próprio ponto. Simples assim, como se vê abaixo:
A telinha no canto
direito da primeira foto é a que informa as linhas que param naquele ponto, o
destino delas e a localização do próximo ônibus. Quando um deles está se
aproximando, uma voz informa que dentro de instantes a linha tal chegará àquele
local, o que também pode ser acompanhado pelo celular. Isso me tem sido muito
útil. Antes de sair de casa, eu sempre checo quanto tempo meu ônibus vai
demorar. Se eles dizem quatro minutos, saio correndo. Se for
dez minutos ou mais, dá até para fazer um lanchinho extra.
Dentro dos ônibus, o
passageiro tem wi-fi gratuito e até um relógio mostrando a hora naquele
momento. Há várias placas informativas contendo os horários de circulação
daquele veículo, com os nomes de todas as “estações” daquela linha. Além de
estar escrito, ainda há uma gravação anunciando a cada parada os nomes dos dois
próximos pontos.
O problema disso é que
tanto as placas quanto a voz geralmente são apenas em coreano, o que restringe
um pouco o alcance dos turistas. A única informação que também é dita em inglês
é quando a parada tem integração com o metrô ou é uma universidade ou ponto
turístico famoso. Se você quiser fugir desses lugares badalados, que se vire
para entender o idioma.
Outra coisa positiva é
que todos os ônibus têm ar-condicionado ou aquecedor. Mas, não sei se os motoristas
são treinados para usar esses recursos apenas em casos extremos, porque geralmente
fica um calor infernal dentro dos ônibus, mas ninguém abre a janela. Realmente
não entendo porque os coreanos não fazem isso. No início, eu até achava que não
tinha como abri-las. Até que um dia eu sentei perto da janela e me dei conta de
que minha intuição estava errada. Só sei que quase sempre eu frito lá dentro,
mesmo quando está uns 5ºC lá fora... Vai entender.
Bom, como esse assunto de transporte público é muito
extenso, vou deixar para falar de tarifas, trem-balas, metrôs e ônibus intermunicipais
em outros posts.
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