Translate

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Minha jornada oriental

Para iniciar esse blog da forma como deve ser, vou explicar um pouquinho por que ele existe e como surgiu a ideia de criá-lo. Tudo começou quando eu, uma jornalista carioca de 23 anos, decidi fazer intercâmbio e estudar o idioma coreano na Coreia do Sul. Cheguei ao país no dia 8 de setembro e, durante seis meses, passarei meus dias na cidade de Daejeon, a quinta maior do país, localizada bem no centro da Coreia (como mostra a foto). Desde a segunda-feira (09/09), a Chungnam National University (CNU) está me acolhendo como nova estudante intercambista.



Sobre o município, os seoulistas – e outros que não a conhecem direito – dizem que não há nada, só a Kaist (Korea Advanced Institute of Science and Technology) - que está entre as dez melhores universidades da Ásia e é referência em assuntos tecnológicos. Já os habitantes locais defendem a cidade, com o argumento de que é um lugar tranquilo para morar, limpo e com ar fresco (e eu acrescentaria uma atmosfera meio rústica, tipo campo misturado com cidade grande, como na foto abaixo). 

No meio dessas duas versões, é possível afirmar que Daejeon tem muitos encantos. O povo da capital estava certo em parte: não há muita vida noturna nem agitação com bares e casas de show. Isso é verdade. Mas a cidade está longe de se resumir somente à Kaist. É um dos melhores lugares para andar de bicicleta na Coreia, com quase toda a cidade coberta por ciclovias, além de ser bem arborizada e segura. É um caso a ser estudado.



Na verdade, só vou poder falar com mais propriedade sobre a cidade depois de conhecê-la melhor. Eu já a havia visitado em novembro de 2012, mas agucei meu olhar para perceber certas coisas só nos últimos três dias, quando comecei a usufruir de tudo a que tenho direito nela. Por enquanto, vou fazendo minhas observações sobre Daejeon, o povo coreano, a cultura e tudo o que eu achar interessante ou diferente da minha realidade.

Por que Daejeon e a Chungnam University?

Certas pessoas, principalmente os moradores daqui, me perguntam por que raios eu escolhi Daejeon como meu local para intercâmbio. E a resposta é muito simples. É a cidade do meu noivo. Se não fosse pelo Choi Byungkyoun (que eu conheci como Jerry Choi), eu nem saberia da existência desse lugar, o que seria uma pena, embora Busan e Seoul pareçam ser ótimas opções.

Já para chegar à universidade de Chungnam, eu olhei a longa lista de opções para estrangeiros que querem estudar o idioma na cidade de Daejeon por meio do site http://www.livingindaejeon.or.kr/en/sub03/sub030504.php. Foi pesquisando por preços, datas e condições que eu acabei escolhendo essa instituição pública de ensino. E, mesmo com todos os problemas e falta de informação até o início do curso, acho que é um investimento que vale a pena. O lugar é lindo e tudo o mais, minha professora é doidinha e a estrutura é boa. Esse aqui é o mapa do campus.




 E, para encerrar, uma foto minha na cafeteria que tem no prédio onde estudo na CNU no meu primeiro dia de aula. 


4 comentários:

  1. Nanny! Adorei sua ideia com esse blog! Já o coloquei em meus favoritos, e estarei por aqui! Beiiijos! :)

    ResponderExcluir
  2. Já estamos com saudades de ti! Mas todos felizes por essa etapa estar te fazendo tão bem!

    ResponderExcluir
  3. Ariane procurei em cada canto do site e n achei a lista de opções para estrangeiros que querem aprender a lingua em Daejeon T.T

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops, é que o site mudou. Eu já postei isso há uns 2 anos. Mas já atualizei o link. A lista é essa aqui: http://www.livingindaejeon.or.kr/en/sub03/sub030504.php
      Vou aproveitar e fazer um post sobre isso em breve. Valeu pela ideia. ^^

      Excluir