Translate

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Casamento na Coreia – Sessão de fotos

Após o post sobre o moderno modelo de cerimônia de casamento na Coreia do Sul, achei que tinha uma parte desse processo que merecia destaque: a sessão de fotos que os noivos fazem antes da grande data, também chamada de 웨딩촬영 (wedding tchalyong). Principalmente porque, quando postei no Facebook as minhas, recebi muitos elogios de amigos e certas pessoas vieram me perguntar mais detalhes e agradecer, porque elas teriam se inspirado no meu ensaio para fazer algo parecido. Como sei que meu book estava até fraquinho comparado com outras sessões de casais coreanos, decidi mostrar alguns exemplos dos vários tipos existentes e explicar como acontece por trás das câmeras.

Modelo mais tradicional de foto
Foto: The Bride Studio
Vestidos esvoaçantes aparecem bastante nesses books
Foto: ephotoessay

Primeiramente, como já havia explicado no post anterior, é bom entender que, na maioria das vezes, essas fotos já vêm inclusas no pacote de casamento que se contrata com o wedding hall. E elas fazem parte de todo o sistema, porque, na data da cerimônia, são elas que ficarão na porta do salão e que indicarão para os convidados que eles não estão no casamento errado, já que podem estar acontecendo vários eventos ao mesmo tempo no mesmo prédio. Então, além de serem bonitas e glamurosas, também acabam sendo úteis para o padrão de casamento coreano. Na nossa cerimônia, tinham os três quadros com a seleção que fizemos das melhores poses.

Um dos quadros que ficavam na frente do nosso salão e eu vestindo o hanbok
Foto: Jerry Choi

Como cada casamento tem um tempo de preparação diferente (entre três meses e um ano, em média), a data para a realização do ensaio pode ser modificada. Se o casal começar a organizar tudo com certa antecedência, pode até escolher a melhor estação do ano para fazer fotos externas (tem quem prefira neve, flores ou o colorido do outono) e isso fica a critério dos noivos. Muita gente também insere as fotos do book nos convites de casamento para mandar aos convidados. No nosso caso, meu marido trabalha no exterior e só chegava à Coreia durante as férias dele, uma semana antes do casamento, e, por isso, tivemos que correr com tudo e as fotos acabaram ficando prontas apenas a quatro dias da cerimônia.

Foto externa em estilo "verão"

Casal em ambiente mais urbano
Foto: DuoWed 
Simulação de neve para provável casamento no inverno
Foto: Poem Photography
Convite de casamento usando fotos do book
Casal: Kim Jeongeun e Kang Minwoo
   
No estúdio em que fizemos as fotos, pelo curto tempo que nos restava, o ensaio foi todo interno, em um único dia, e com duração de cerca de 4h. Só levamos de casa o 한복 (hanbok), roupa tradicional coreana, que alugamos numa loja. Todo o restante foi providenciado pelo estúdio. Eles me pediram para não colocar nada no rosto e para lavar o cabelo somente com shampoo (achei que a juba ia ficar tensa, mas até que não foi tão ruim). Chegamos lá ao meio-dia, hora em que começamos a ser maquiados. No cabelo, ela não tinha mexido, o que me deixou preocupada.

A maquiagem para a sessão de fotos
Outro modelo de hanbok, roupa tradicional coreana

Logo depois, fui informada de que haveria cinco trocas de roupas e penteados e eu poderia escolher uma opção de cada tipo de vestido: rodado, colado, mini, colorido e o 한복 (hanbok) que eu havia levado. Todos eram tão lindos que ficava até difícil dizer qual era o melhor. Assim que selecionei o modelo com saia em A (como na foto abaixo), a cabeleireira apenas colocou uma presilha na minha cabeça e demos início à primeira parte da sessão de fotos. Os cenários eram em padrão europeu clássico, com poltronas incríveis e a luz que batia naquela hora ajudava a dar um ar angelical. O fotógrafo era um coreano maluquinho com cara e estilo de japonês, mas a qualidade do serviço era inegável. Eu e meu marido estávamos meio nervosos e não conseguíamos sorrir no começo, mas logo ele foi nos deixando mais à vontade.

Cenário em estilo europeu clássico
Modelo com saia em A e terno clássico
Fotos: Poem Photography

Acabada a primeira parte, era hora do vestido colado e acabei escolhendo um com uma super cauda. Também mexi no cabelo e fiz um penteado mais clássico, com coque e uma coroa. Esse andar era o que tinha os cenários mais bonitos, com flores de cerejeira e uma decoração no mesmo estilo da locação anterior. A terceira opção, o mini vestido, era para fotos que simulavam ambiente externo, no terraço do estúdio, com uma bicicleta, umas plantas e cenários igualmente fofos. O cabelo ainda estava um pouco parecido com o anterior, embora mais despojado. Com essa roupa, também posamos em uma janela gigante.
Flores de cerejeira, símbolo de alguns países orientais
 


Vestido mini em ambiente externo


Fotos: Poem Photography

Para acabar o ensaio, faltava apenas o vestido colorido, que eu optei por um amarelinho claro, já que era primavera, e ficou bem gracioso combinando com as flores do cenário (nem foi de propósito). No final, colocamos o hanbok e fomos para a locação em estilo tradicional coreano, com os patinhos ao fundo simbolizando o amor eterno do casal e aquele ambiente oriental, em que simulamos servir chá um ao outro e fizemos pose com as mãos posicionadas na altura da barriga, na forma mais antiga dos coreanos se posicionarem. Depois, como nosso casamento era na próxima semana, o fotógrafo descarregou as mais de 300 fotos tiradas para que possamos selecionar as 18 opções para impressão e as que seriam usadas na cerimônia.   
  




Fotos: Poem Photography

Em relação aos valores, como disse anteriormente, o ensaio estava incluso no pacote do casamento, mas eles discriminaram cerca de 1,5 milhão de wons (uns três mil reais), o que cobria os custos de maquiagem, cabelo, aluguel dos quatro vestidos e as fotos em si (fotógrafo e edição), além de um DVD com o registro do dia, um quadro gigante com uma foto na horizontal, outro com quatro outras menores e cinco porta-retratos. Não é barato, mas nada com um preço tão absurdo se comparado à qualidade do serviço prestado e à rapidez com que eles foram obrigados a aprontar tudo. Espero que tenham gostado e fiquem com outra foto clássica desse tipo de sessão (fundo preto):

Foto: Born Wedding Studio

9 comentários:

  1. Muito lindo , tudo perfeito!!! Que Deus abençoe vcs abundantemente!!! bJUS

    ResponderExcluir
  2. Lindo demais!!! Apaixonada pelas fotos!! Qualidade incrível!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, tia Lea e Luciana. Realmente, a qualidade das fotos é ótima! :D

    ResponderExcluir
  4. Seu marido é coreano? Que legal, poderia contar como foi conhecê-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karen! Já fiz um post sobre isso: http://hangukcomacai.blogspot.com.br/2014/08/como-arrumei-um-marido-coreano-nossa.html?m=1

      Excluir