Translate

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Como arrumei um marido coreano – nossa história

Toda vez que digo que meu marido é coreano, as pessoas logo ficam curiosas para saber como a gente se conheceu, em que idioma se comunica, entre outras coisas. Nossa história é um pouco inusitada e só deu certo por muito esforço de ambos (mais dele do que meu, na verdade). Hoje, dia 15 de agosto, a gente completa cinco anos desde nosso primeiro bate-papo online e três anos que nos encontramos pessoalmente pela primeira vez. Para comemorar esse marco, fiz uma retrospectiva da nossa biografia e vou contar isso por meio das perguntas mais comuns que eu escuto de amigos e até desconhecidos:



Como vocês se conheceram?
Quem nos uniu foi a Internet, em agosto de 2009, assim que eu comecei o curso de japonês no CLAC da UFRJ. E foi uma super coincidência, porque eu simplesmente estava querendo praticar mais a língua e digitei no Google: “aprendizado de idiomas gratuito”.  A primeira opção que apareceu foi o Live Mocha, uma rede social em que falantes nativos da língua que você quer estudar corrigem seus exercícios e interagem com você.
Depois de uns cinco dias de uso, conheci muita gente nova, com quem falava mais em inglês do que japonês (até porque eu ainda era iniciante neste último). E, dentre os japoneses, chineses, americanos, britânicos, argentinos, indianos e quenianos, estava o Jerry, único coreano da lista. Ele é graduado em japonês e havia morado no país por um ano. Além disso, estava indo fazer um intercâmbio na Inglaterra em alguns meses. Por isso, queria me ajudar e, ao mesmo tempo, praticar inglês.

Mas por que aprender japonês?
Uma pessoa que certamente influenciou nisso foi minha amiga de faculdade, Rafaela. Até 2007, eu não tinha nenhum interesse pelo Oriente. Só tinha visões estereotipadas e considerava nerd todo mundo que gostava de animes, mangás e cultura japonesa. Mas, depois que essa amiga me apresentou as novelas orientais, chamadas de doramas, comecei a ter uma profunda admiração, primeiramente pelos japoneses e, mais tarde, por taiwaneses, coreanos e chineses. Então, assim que terminei o curso de espanhol, corri para aprender japonês. Da parte dele, quem indicou o Live Mocha foi um amigo, nosso outro cupido.

E como esse relacionamento saiu da Internet?
Depois de conversar por uns seis meses, percebemos um interesse maior um pelo outro, mesmo que fosse um relacionamento apenas online. A gente se falava diariamente e confidenciávamos as partes boas e ruins do nosso dia. Ele, com as dificuldades e aprendizados do intercâmbio e eu, com meu curso de japonês, trabalho (na época com tradução), faculdade de Jornalismo e assuntos diversos. Depois de mais ou menos um ano, passamos a nos corresponder por cartas e até a enviar pequenos mimos de presente (fotos). Ele me pediu em namoro e eu aceitei, mas, ao mesmo tempo, tinha medo de que não passasse da Internet.

Primeiro presente que recebi dele, antes de nos conhecermos pessoalmente

Mimo  recebido no Valentine's Day
Presente de Natal que eu mandei

No início de 2011, depois de economizar bastante, resolvi que faria, em agosto, minha primeira viagem internacional para Madri, capital espanhola, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento católico. Quando avisei a ele, ficou tão animado porque seria a oportunidade ideal para a gente se encontrar, e, mesmo que ele não seguisse a mesma religião, participou de tudo comigo. A expectativa do evento e, ao mesmo tempo, de encontrá-lo, era grande. E isso aconteceu no dia 15 de agosto, que coincidentemente também era a data em que começamos a nos falar pela Internet.

Nossa primeira foto juntos

Em Madri, quando nos conhecemos pela primeira vez 

O que seus pais achavam disso?
                Minha mãe sempre foi muito incentivadora de meus relacionamentos online. Com 15 anos, eu conheci meu primeiro namorado pela Internet e ela participou de todo o processo desde a ler minhas conversas com ele até me levar para Volta Redonda, cidade onde ele morava, para conhecê-lo pessoalmente. Em relação ao Jerry, eu tinha contado sobre ele, mas nesse caso, ela ficou um pouco mais apreensiva por ser estrangeiro, não conhecer aspectos culturais do país e, principalmente, pela distância.
A primeira vez que recebi uma correspondência dele lá em casa foi tão engraçado que meus pais acharam que era uma bomba (ainda mais que a caixa estava cheia de escritos em coreano, que, para eles, eram algum código mortífero ou sei lá o que). Minha mãe disse que a gente só abriria na praia de Saquarema e, qualquer coisa, tacava no mar. Mas eram apenas chocolates e doces, para a nossa alegria!

A "bomba" enviada por ele

Quando nos encontramos pessoalmente, em Madri, tinha medo de que eles não me deixassem ir se eu contasse que ele iria estar lá. Então, só dei a notícia para meus pais no dia em que estava partindo. Eles ficaram meio chateados comigo pela falta de confiança, mas, depois, me perdoaram. Até receberam ele na minha casa no ano seguinte e em 2013, nas quatro vezes em que ele veio para o Brasil.

No Pão de Açucar


Marquês de Sapucaí durante o Carnaval carioca

Em que idioma vocês se falam?
Embora eu esteja aprendendo coreano e ele português, ainda nos comunicamos basicamente em inglês. Mas, com os meus sogros, sou obrigada a falar coreano e ele tem que se virar no português para entender minha família.

Depois do primeiro encontro, como continuaram com esse relacionamento à distância?
Ficamos juntos por uns dez dias em Madri, participando do evento. Depois disso, ele voltou para a Coreia e eu vim para o Brasil. No mês seguinte, ele começou a trabalhar num projeto da Hyundai em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. E, como tinha direito a férias de três em três meses, resolveu passar esse tempo no Brasil para passear e estudar português. A empresa pagava pela passagem aérea, o que fazia com que a viagem não saísse tão cara.

Natal em família na minha casa

Passeio para Saquarema, Região dos Lagos (RJ)

Escadaria Selaron na Lapa (RJ)

MAC em Niterói (RJ)

Desde nosso segundo encontro, ele me deu um anel de noivado e decidimos casar em um ano ou dois. No final de 2012, ele se demitiu da Hyundai com planos de morar no Brasil. E, antes disso, planejamos uma viagem para eu conhecer a Coreia. Ele foi um fofo, saiu de Abu Dhabi, veio me buscar em casa (loucura) e partimos para o país dele, onde fiquei hospedada na casa dos meus sogros por quase um mês. Depois, voltamos juntos para o Brasil.

Anel de compromisso que ele me deu em Madri

Em Dubai, durante conexão para Coreia
O problema é que o verão carioca e a nossa comida extremamente salgada fizeram mal a ele. Ele decidiu, então, ir para a Coreia, com data marcada para voltar ao Brasil em junho de 2013. Foi quando começamos a agilizar o nosso casamento. Mas a morte da minha mãe, em agosto, nos deixou abalados e ele me chamou para passar um período na Coreia, estudar em alguma universidade de lá e depois voltar para terminar minha faculdade no Brasil.


Estúdio de Jornalismo da SBS, emissora coreana onde minha cunhada trabalha

Cadeados na Seoul Tower

Passeio para Kyoto, Japão

Quais são os planos para o futuro? Brasil ou Coreia?
Talvez, nenhum dos dois. Agora que casamos, ele está trabalhando na Nigéria (é isso mesmo, onde estão acontecendo casos do vírus ebola), e, como eu não podia ir com ele, estou de volta ao Brasil para me formar em História e depois voltar para a Coreia. Temos planos, no entanto, de morar em algum outro lugar, provavelmente Canadá ou Austrália, mas vamos esperar as oportunidades que surgirem. Como ele tem muita experiência de trabalho no exterior, não deve ser tão difícil.

Sessão de fotos do nosso casamento


Lua de mel em Boracay, Filipinas

--------
Essa foi basicamente nossa história. Depois, faço outro post sobre algumas curiosidades em relação a choques culturais da relação entre pessoas de dois países tão diferentes, como por exemplo, mancadas que cometemos um com outro por falta de conhecimento das tradições e costumes de cada um. Temos muitos casos engraçados e constrangedores, mas vou deixar para falar disso em outro momento.

31 comentários:

  1. Olá Ariane, como vai? Vejo que bem :)
    Caramba eu ADOREI as suas fotos e também a sua história. Muito legal vc ter se aventurado... Lembro que pensei, quando vi no face algumas postagens suas da Coréia (ainda não tinha me atentado para o Jerry rsrsr): "Nossa, como ela foi parar lá, o que será que a motivou?"
    Enfim, parabéns pela coragem e disposição de encarar as novidades, o desconhecido, as aventuras que a vida apresenta.
    Bjs e muitas felicidades ao casal!

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Nicia. Estou realmente bem e espero que você também. Minha motivação principal para ir à Coreia certamente foi ele. E obrigada pelo carinho. Se quiser ir à Coreia, Japão, ou adjacências, só falar comigo. haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa eu quero, estou tentando ver os vistos que posso usar, eu tinha um namo coreano, mais o empenho veio só de mim então terminamos em menos de um mês

      Excluir
    2. Olá Ariane,eu estava a procura de um amor coreano,e por coincidencia eu achei a sua história e até chorei,pq é tao difícil encontrar o verdadeiro amor(já o procuro há 6 anos) eu sou brasileira e vivo na Alemanha há 11 anos,mas sempre fui apaixonada pela cultura coreana,e o meu grande sonho ainda é encontrar um amor coreano.Será que voce poderia me ajudar nessa busca? eu ficaria imensamente grata e feliz se voce puder :-) Um forte abraco e que Deus sempre abencoe vc e sua familia.

      Excluir
  3. cara poxa que historia legau, poxa, foi tudo tão inusitado, e deve ter sido engraçado pra vocês lidarem com as duas famílias e linguás tão diferentes, HUEHUE poxa, felicidades pra vocês, e que seu marido fique bem la na nigeria, pq o mundo ta perigoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho! E ele está se cuidando, na medida do possível, lá na Nigéria. Lá é sempre tenso. :(

      Excluir
  4. Noooossa que historia linda!!!! Acabei de descobrir seu blog e ameeeei!!!!!
    Sua história me inspirou kkkk vou procurar por uma linda história de amor também kkk (PS: meu sonho é um dia morar na Coréia, porem já tentei tanto aprender coreano e não consigo, super difícil!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não desista, Nori. Coreano é bem mais fácil do que a gente pensa. No início, parece um bicho de sete cabeças, mas depois que você se acostuma, descobre que é tranquilo. Boa sorte!! ^^

      Excluir
  5. Adorei a história. Não conhecia seu blog, mas agora vou ficar sempre de olho nele. =D Eu usava o Live Mocha, mas infelizmente por causa do tempo eu parei. Acho que agora que tenho tempo vou voltar a usar ele. Adorei a parte do presente, acho que minha família teria a mesma reação. Achei as fotos lindas.

    Bj e felicidade ao casal. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Live Mocha é ótimo! Fiz alguns amigos que guardo até hoje, mas não uso tão frequentemente quanto antes. E dá para aprender bastante de algum idioma, se a pessoa quiser e se dedicar. Obrigada pelos elogios e pais são sempre pais, né? Vão sempre desconfiar de alguma coisa (às vezes, com razão). Tem muito doido espalhado por aí! Boa sorte! ^^

      Excluir
  6. Passando a utilizar o Live Mocha em 3,2,1.... :D
    Achei linda a história de vcs. Torcendo pelos dois <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Magarela. Boa sorte pra você também. E o Live Mocha é realmente ótimo para quem quer aprender uma língua nova. ;)

      Excluir
  7. 안녕하세요!?
    Tudo bem com você?
    Muito prazer em conhecê-la!!! Acabei de descobrir seu blog, e você acabou de se tornar uma inspiração na minha vida... Apesar de eu não saber inglês, não ter disciplina pra aprender outra língua e já estar com quase 33, eu ainda sonho em ter um marido coreano e um filhote!!! Aliás, parabéns não só pelo casório, como pelo filho lindo também!!! Seja bem vindo, 민호!
    Tudo de bom, moça! Bom fim de semana...
    Bjaum,
    Babí ^.~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Barbara! Que bom que gosta do blog, embora ele esteja meio parado ultimamente. :D

      Excluir
  8. Olá,
    Eu tenho uma pergunta (que vc deve ter escutado milhões de vezes, se por acaso vc já postou algo sobre isso me desculpe), como reage os coreanos em geral em relação a cor de pele? É comum (dentre os limites (sim eu sei...é a Coréia) ver negros por ai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é muito comum ver estrangeiros, em geral, em Daejeon, que é onde moro. Em Seul, já é mais fácil. Mas eu já esbarrei com negros umas 3/4 vezes nas ruas.

      Excluir
  9. Acabei de descobrir seu blog. Muito bom, parabéns. E vocês formam um casal fofo!

    ResponderExcluir
  10. Olá Ariane!
    Mais uma vez Parabéns pela linda família ♥
    Mas eu tenho uma questão a ser resolvida.
    Tem alguma forma de enviar um presente para alguém na Coréia sem saber do endereço do destinatário??? Hahahaha
    Eu fiz uma amizade recente e queria presentear minha nova amiga mas receio que ela não queira me dar o endereço dela (e eu até entendo). Mas mesmo assim eu queria enviar um presente hehehe
    Tem como eu enviar o presente para agencia de correio local e ela ir buscar apresentando algum documento? Ou se existe alguma outra maneira, me diga please! ^^
    Aceito sugestões hehehe

    Bjs e Felicidades sempre ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SKelly, acho meio impossível. Você conseguiu? A não ser que tivesse uma caixa postal ou algo do gênero. Boa sorte!

      Excluir
  11. nossa que história linda , parabéns . Eu queria que você me orientasse num assunto , também relacionado ao namoro ,

    ResponderExcluir
  12. Olá Ariane, gostei muito das suas postagens, essa sua história de como você conheceu o seu marido coreano é muito bonita não me canso de ler.
    Tenho uma pergunta pra você sobre como enviar correspondencia para corea, já fiz bastantes pesquisas mas não consigo achar algo concreto, se você poder me ajudar eu acradeço!Beijos e felicidades sempre
    Meu email; Maria_eduardapereira@outlook.com

    ResponderExcluir
  13. Amei a sua historia parabenssss pela .Quero muito fazer umas perguntas sobre o assunto .
    email : Sampaioderlane@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, amei a tua história, sou apaixonada apela cultura coreana, só não vou morar ai por falta de $$, mas em um post vc colocou que que o chefe do teu marido disse que vc e feia, que nada vc e uma graça, e formam um lindo casal.

    ResponderExcluir
  15. Olá eu tenho conversado com um coreano por meses e quero saber em como saber se ele está interessado em mim ou é apenas amizade.

    ResponderExcluir
  16. Olá eu tenho conversado com um coreano por meses e quero saber em como saber se ele está interessado em mim ou é apenas amizade.

    ResponderExcluir
  17. Olá eu tenho conversado com um coreano por meses e quero saber em como saber se ele está interessado em mim ou é apenas amizade.

    ResponderExcluir
  18. Olá! Em primeiro lugar quero parabenizar você pela coragem e determinação em está vivendo esse amor pela sua família. Eu comecei a gostar da Coreia e tudo relacionado a esse país após assistir os doramas e sinceramente me encantou, é bem diferente do que estamos acostumados a ver aqui no Brasil,a falta de sexo e pegação sinceramente não fez falta,pois eles conseguem fazer com que você se apaixone pelo simples fato de transmitirem encanto.Gostaria muito de aprender outros idiomas,só sei falar o português e as vezes mepergunto se não tenho algum problema por nunca ter aprendido ao menos o inglês,mas depois dos doramas eu irei me esforçar para aprender o inglês e depois o coreano, pois achei um idioma apaixonante e tenho vontade enorme de ter um relacionamento com um coreano também rsrs.Espero podermos trocar emails e assim mantermos contato. Meu email é: n.j.m.d@outlook.com. Desdeja estarei atenta ao seu blog,e desejo de todo o coração muitas felicidades e bençãos sem fim a você e toda a sua família.Sobre o site, infelizmente ele não se ativo, o que me deixou muito frustrada,mas vou ver oque farei, pagar um curso esta fora de questão, pois tenho dois filhos que dependem de mim,irei em buscar de algo pela internet mesmo e assim vou tentando aprender aos poucos.Obrigada por esse blog e sempre que puder nos mantenha informados sobre tudo aí.

    ResponderExcluir
  19. Parabéns que história emocionante.Tbem fui noiva de um de um Coreano,mas infelizmente por motivos da sua famifam ser tradicional não aceitou,foi difícil é a vida seguiu hoje nos falamos ficamos amigos..tenho uma família linda ele também quem sabe ok o futuro destino nos reserva.

    ResponderExcluir
  20. Que linda história! Inspiradora ❤

    ResponderExcluir
  21. Que história linda! Espero que vocês estejam felizes atualmente e que continuem se amando sempre.🥰

    ResponderExcluir