Translate

quinta-feira, 17 de julho de 2014

O que os coreanos pensam sobre o Brasil e os brasileiros?

“Futebol, samba, Carnaval”; “Fica na África ou perto da Índia?”; “Você é do Rio, capital do Brasil, né?". É engraçado que, desde a primeira vez em que cheguei à Coreia, tenho ouvido muitos comentários dos coreanos sobre minha terra natal. No geral, quando digo que sou brasileira, a maioria abre um sorriso e repete as três palavrinhas mágicas de sempre: futebol, samba e Carnaval. Conversando com outros brasileiros que estão morando no país, pude comprovar que a reação coreana é quase sempre a mesma. Simpatia e alegria. A imagem do Brasil é, via de regra, bastante positiva entre eles. Quase ninguém sabe dos problemas estruturais do país e, mesmo quando fazem ideia, preferem pensar de forma positiva. Mas também presenciei alguns casos curiosos envolvendo a minha origem que gostaria de compartilhar. Minha intenção não é criar ou reforçar estereótipos, senão falar um pouco sobre situações que envolvam a percepção de alguns coreanos que nunca estiveram no Brasil sobre nossa localização, cultura e costumes. 

Foto: Ariane Rodrigues

  • O país do futebol: Em épocas que antecediam a Copa do Mundo de 2014, quando coreanos ouviam que eu era brasileira, já soltavam algo sobre o grande evento e como o Brasil era bom em futebol. Alguns arriscavam nomes de jogadores famosos, como Pelé, Ronaldinho (o Fenômeno), Rivaldo, entre outros, principalmente os que participaram do pentacampeonato de 2002, já que os coreanos tiveram uma proximidade maior com o futebol esse ano, quando a Coreia foi sede do mundial juntamente com o Japão. Desde então, o esporte tem se tornado cada vez mais popular no país, após a seleção da casa ter conquistado sua melhor classificação no evento, ficando com o quarto lugar (mesma posição do Brasil nesta última Copa, aliás). De qualquer forma, o futebol brasileiro tem uma boa fama em quase todos os lugares do mundo e não seria muito diferente na Coreia. Já vi muita gente nas ruas vestindo a camisa da seleção do Brasil ou algum acessório com a nossa bandeira estampada, itens facilmente encontráveis em lojas coreanas (fotos).

Fotos: Ariane Rodrigues

  • Carnaval (ou “Festival do Samba”): A imagem do Carnaval carioca e dos desfiles de escola de samba ainda é tida como referência para os coreanos. A palavra que eles usam para descrever essa festa é inclusive 삼바 축제 [samba tchukje] ou “Festival do Samba”. Eu, como carioca, não acho isso tão estranho, mas, para brasileiros de outras regiões, é triste pensar que outras manifestações culturais, como o axé baiano (que hoje tem uma presença bem maior na época do Carnaval) ou o frevo pernambucano e os bonecos de Olinda sejam ignorados mundo afora. Para piorar, em parceria com a Fifa, o Mac Donald’s lançou um menu para a Copa do Mundo chamado “Samba Beef Burger” (foto), o que ajuda ainda mais a sustentar a ligação (inexistente) entre samba e futebol. Nesse mesmo período, o Brasil estava na moda e, então, era possível encontrar, em várias cafeterias e estabelecimentos, referências à cultura do país: imagens de pessoas sambando com roupas de Carnaval eram muito comuns. 
Foto: Ariane Rodrigues

  • Beleza brasileira: A aparência dos brasileiros, principalmente das mulheres, é vista com bons olhos pelo público coreano. Alguns acham que o país só tem negros ou indígenas e se espantam quando descobrem que existem brancos e pardos também. Outros sabem que a Gisele Bündchen (foto) é nossa conterrânea e acreditam que ela seja um modelo de beleza no Brasil. Como eu sou parda, é muito difícil para os coreanos acertarem de onde eu sou. A maioria acha que sou indiana ou de algum país do Sudeste Asiático. Já chutaram Malásia, Filipinas, Indonésia, Turquia, Irã, algum lugar na Europa, Estados Unidos ou Venezuela. No entanto, só uma menina de 12 anos perguntou se eu era brasileira. Ela tinha morado nos Estados Unidos e disse que sabia reconhecer as diferenças. Sortuda, nem eu consigo uma proeza dessas. Uma vez, meu marido contou no trabalho de onde eu era e mostrou uma foto minha para o chefe dele, que comentou: “Puxa, eu achava que todas as brasileiras fossem bonitas. Deve ser só na TV”. Isso acabou com minha auto-estima, mas foi interessante para perceber o que alguns coreanos pensam sobre nós. 
Foto: Luigi & Daniele + Iago / Divulgação

  • Continente brasileiro: Geografia não é muito o forte dos coreanos. Muita gente (especialmente os mais velhos) não sabe exatamente onde fica o Brasil. Há quem me pergunte se é na África, perto das Filipinas, na Europa ou do lado dos Estados Unidos. Enfim, já ouvi de tudo na Coreia. Inclusive, outro dia, estava eu numa loja de bolsas e achei uma mala com um pedaço de mapa, que incluía a África e parte da Ásia. Quando fui olhar de perto, levei um susto. O Brasil estava representado exatamente no lugar onde deveria estar a Argélia (no norte africano). Verifiquei a origem do produto e estava escrito: “Made in Korea”. Achei que fosse chinês, que geralmente tem fama de produções em massa sem muita atenção à qualidade. Que pena que meu celular estava sem bateria na hora e não consegui registrar a cena. No entanto, mesmo entre os que sabem que o Brasil fica na América do Sul, há aqueles que se assustam quando descobrem a distância do país em relação à Coreia. No mínimo, leva-se 24h de avião até lá e não existe voo direto, o que deixa muitos de boca aberta.
Foto: Ariane Rodrigues

  • Rio de Janeiro: Capital do Brasil: A dificuldade de saber qual é a capital do Brasil é muito comum ao redor do mundo, da mesma forma que muitos brasileiros acham que Sidney é a capital da Austrália ou que Istambul é a capital da Turquia. Para os coreanos, deve ser ainda mais difícil de assimilar isso, porque a Coreia é um país que gira quase que totalmente em torno de Seul. É a cidade mais populosa, um centro turístico, político e econômico, com uma taxa de poluição acima do normal. Ou seja, tudo o que uma capital deve ter (ou não). Só sei que, 80% das vezes em que falei que sou do Rio (foto), ouvi como resposta: “Rio de Janeiro, capital do Brasil, né?”, um erro muito comum entre estrangeiros. Ainda mais que a cidade poderia ser considerada a capital turística do país, assim como São Paulo seria a econômica e Brasília, a política. Depois que a Disney lançou o filme “Rio”, a cidade ganhou maior destaque e passou a ser mais conhecida ainda. Nunca encontrei ninguém na Coreia que soubesse exatamente qual era a capital do Brasil. Quando não diziam Rio, respondiam São Paulo. Outros lugares que parecem famosos são a Amazônia, as Cataratas do Iguaçu e Curitiba.
Foto: Jerry Choi

  • Brasileiro, um novo idioma: É muito comum desconhecer a língua falada em determinado lugar.  E, com o Brasil, não seria diferente. A maior parte dos coreanos que eu conheci achava que existia um idioma “brasileiro”. Eles não estariam exatamente errados, se considerarmos que nossa língua tem diferenças em relação à de Portugal, mas não é distinta o suficiente para dizermos que é algo novo. É como inglês britânico e americano. A base é a mesma. Outro grupo que ouvi acreditava que nosso idioma fosse o espanhol, uma ideia muito difundida principalmente nos Estados Unidos. Encontrei uma coreana que morou nos EUA por mais de 20 anos e que, quando disse que era brasileira, começou a conversar comigo em espanhol. Eu fui respondendo no mesmo idioma, porque fiquei sem graça de explicar que minha língua nativa era o português. Outra parcela mínima de coreanos me questionou se no Brasil falávamos inglês, por acreditar que fôssemos vizinhos dos norte-americanos. Mas esses eram minoria.

  • Cultura em geral: Algumas outras manifestações culturais brasileiras também são conhecidas na Coreia, como a Bossa Nova e a capoeira. É possível escutar, em alguma das milhares cafeterias espalhadas pelo país, diversos hits da MPB, que provavelmente eles nem sabem que são do Brasil. A canção “Garota de Ipanema” parece ser famosa entre o povo coreano, assim como suas versões. Um cantor brasileiro que faz sucesso na Coreia é o Tiago Iorc, embora quase todas as suas composições sejam em inglês. Em 2010, ele foi eleito o melhor artista estrangeiro por sua apresentação no Grand Mint Festival, em Seul (vídeo). Já “Ai, se eu te pego”, do Michel Teló, não teve tanta repercussão na Coreia quanto na Europa, mas também há os que conhecem. Outra música que toca bastante em rádios coreanas é “Chorando se foi”, a lambada da banda franco-brasileira Kaoma. E não é a original boliviana, mas a versão em português que mais pode ser ouvida.


------
Depois de todas as considerações, acredito que os coreanos realmente gostem de brasileiros e são muito mais simpáticos quando você diz de onde é. Eles são meio preconceituosos com pessoas de determinados países e podem acontecer atos xenofóbicos. Eu nunca sofri nada muito sério, mas certas reações de coreanos a estrangeiros mais afastam do que acolhem. Como este post já está muito extenso, vou falar mais sobre determinados pontos outro dia. Hoje, inclusive achei umas raridades na Internet, que são as propagandas da Delmont, que deram origem ao uso da expressão “tá bom” pelos coreanos. Achei tão legal que vai ser meu próximo assunto aqui no blog. 

40 comentários:

  1. Haha! Bem divertido esse post. Querida, percebi essa visão deles de achar que no Brasil só tem negros e/ou indígenas quando comecei a conversar com um coreano pelo KakaoTalk ^_^ Ele ficou ainda mais espantado quando eu disse que minha mãe é loira dos olhos azuis hehe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é assim mesmo. É porque eles fazem muitos documentários mostrando a Amazônia e como ela é exótica. Se a pessoa só assistir isso para formar alguma opinião sobre o Brasil, acaba achando que aqui todo mundo é índio. Ainda mais que os coreanos não se misturam muito. E, por isso, tendem a pensar que todos os países são homogêneos que nem eles. O Brasil é misturado demais para a cabeça de muitos coreanos. ;)

      Excluir
  2. Gostaria de saber sobre como são esses atos mais rudes com extrangeiros. Mas pelo seu texto, morar na Coréia sendo extrangeira é uma realidade muito boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris Li. Vou preparar um texto sobre isso em breve. Espero que goste.

      Excluir
  3. É muito dificil um Brasileiro conseguir uma carreira artística aí?
    Gostaria muito de saber, pois estava pensando em ir para a coréia fazer algo do tipo, poderia me ajudar?
    Sabe se teria como um brasileiro ser famoso por ai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A concorrência é grande demais, Karen. Além dos próprios coreanos que tentam ao máximo fazer suas bandas debutarem, existem ainda estrangeiros diversos querendo um espacinho na mídia. Não diria que é impossível, mas akém de você precisar se dedicar muuuuito, também tem que ter um "QI", conhecer alguém pra te botar lá dentro. Não se vê muito brasileiro famoso por lá, mas existem pequenos espaços em programas de TV coreanos para estrangeiros diversos.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Que bom que gostou, Cici. Se tiver outro assunto que ache interessante e que tenha dúvidas, é só me perguntar. ^^

      Excluir
  5. Gostei muito do seu post. e amei saber que como aqui eles são normais como todos, em seus gostos e vivência, afinal tenho uma bagagem genética muito variada incluindo africana e indígena, e é bom saber que não vou ser tão hostilizada quanto já fui em meu próprio país. Afinal ainda quero conhecer este luga que aprecio tanto a cultura e o povo mesmo com todos os espinhos, hahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Elaine. E não garanto que você vá ser 100% tratada bem, mas, no geral, os coreanos são bem receptivos a estrangeiros. Até fiz um outro texto sobre isso.

      Excluir
  6. Teve um episódio do programa de variedades coreano "Running man" onde tocou “Chorando se foi” Kaoma e todos os participantes do programa reconheceram. Eu fiquei emocionada quando eu vi essa música tocando, ela meio que fez parte da minha infancia hehehehe!

    Gostei muito de conhecer um pouco do que os coreanos pensam da gente.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, Larissa. Que bom que gostou. "Chorando se foi" fez parte da infância de muita gente. E é ótimo passear na rua e ver coreanos ouvindo algo que é nosso. Dá um super orgulho. É a mesma coisa que eles sentem quando veem estrangeiros com celular da Samsung ou LG. Ou usando algo do país deles. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então se eles ve meu celular (LG), vou deixa-los muito orgulhosos? kkkk e eu achando q a LG era daqui do Brasil kkkk otimo artigo, sou novata no seu blog e amei já *-*

      Excluir
  8. Ótimo post, eu gostaria de saber se todos os banheiros são comunitários, eu ja ouvi falar que em universidades , banheiros públicos, saunas são assim. Em hotéis também são assim? Pq seria legal pelo menos uma cortininha pra separar na ora dos banhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Alexandre. E vou tentar fazer um post sobre os banhos públicos coreanos. Talvez, daqui a duas semanas. :D

      Excluir
  9. que bacana! adoro a coreia! tipo muito!!!! Sou uma coreana nascida no brasil e sem olhos puxados! hahahahaha! Entao, ninguem tem preconceito sobre os BR? posso ir sem ter nenhum parentesco japones/chines/coreano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é que ninguém tenha preconceito. Ele existe em alguns momentos. Os olhares por você ser estrangeira serão mais comuns. Se isso não te incomodar, vá em frente!

      Excluir
  10. Ola!
    Em sua opinião, qual a aceitação dos coreanos referente Às brasileiras morena jambo? Sabe? Aquela cor tão almejada aqui? kkk
    Eu ouço muito falar que coreanos nao gostam de pessoas de cor assim e eu sou assim. Quero muito encontrar um marido coreano, mas depois te tanto falarem, estou quase desistindo xD e tbm tenho medo de ser mal vista quando for À coreia.. =\

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, existem negros na Coreia e, por causa da diferença em relação aos coreanos, é capaz que eles te olhem estranho, te apontem. Isso acontece comigo às vezes. Mas é normal. Boa sorte!

      Excluir
  11. Ola!
    Em sua opinião, qual a aceitação dos coreanos referente Às brasileiras morena jambo? Sabe? Aquela cor tão almejada aqui? kkk
    Eu ouço muito falar que coreanos nao gostam de pessoas de cor assim e eu sou assim. Quero muito encontrar um marido coreano, mas depois te tanto falarem, estou quase desistindo xD e tbm tenho medo de ser mal vista quando for À coreia.. =\

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma vagabunda queimada! Uma puta queimada que adora andar pelada!

      Excluir
  12. gostei muito deste posto!! concordo bastante... (Sou coreana estudando aqui no Brasil )

    ResponderExcluir
  13. Tem preconceito contra mulheres com bunda e seios grandes? É que eu sempre vi que coreanas sao sempre bem magrinhas, pretendo ir pra coreia.. Sou branquinha e tenho um corpao.. existe preconceito contra isso isso ou eles ate gostam mais?, Por favor responda, isso depende se irei ou nao..

    ResponderExcluir
  14. Tem preconceito contra mulheres com bunda e seios grandes? É que eu sempre vi que coreanas sao sempre bem magrinhas, pretendo ir pra coreia.. Sou branquinha e tenho um corpao.. existe preconceito contra isso isso ou eles ate gostam mais?, Por favor responda, isso depende se irei ou nao..

    ResponderExcluir
  15. Tem preconceito contra mulheres com bunda e seios grandes? É que eu sempre vi que coreanas sao sempre bem magrinhas, pretendo ir pra coreia.. Sou branquinha e tenho um corpao.. existe preconceito contra isso isso ou eles ate gostam mais?, Por favor responda, isso depende se irei ou nao..

    ResponderExcluir
  16. nossa eu não imaginava que eles tinham essa visão do brasil, mais fiquei feliz com o resultado e espero um dia poder visitar a coreia e ser bem vinda lá, sou muito fa de boybands coreanas acho eles sensacionais. se voce puder fazer mais posts da coreia eu vou agradecer muito.

    ResponderExcluir
  17. adorei o seu post, pois em relação a outros esse foi o primeiro ponto de vista positivo sobre os brasileiros, a maioria dizem que não somos bem vistos... amoooo a coreia ♥

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho uma pergunta mas a questão foge um pouco do tema tratado acima kk
    Eu suponho que você fale coreano e eu tenho interesse em aprender mas tenho muita dificuldade, nem sei por onde começar '-'
    Como você aprendeu?

    ResponderExcluir
  19. Eu tenho uma pergunta mas a questão foge um pouco do tema tratado acima kk
    Eu suponho que você fale coreano e eu tenho interesse em aprender mas tenho muita dificuldade, nem sei por onde começar '-'
    Como você aprendeu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho essa dúvida, porque e quero muito aprnder coreano mas não sei por onde começar...

      Excluir
  20. Olá me chamo Geovanna
    EU sou muito apaixonada pelos coreanos!
    Não sei se vc disse no post. MAIS por qual razão os Coreanos são ruins em geografia?
    EU mesmo amo geografia sou ótima na matéria rs
    E assim por qual razão na Coréia ás pessoas tem anos mais que a genté?

    Por exemplo:
    Uma criança nasci no dia 31/12
    sabendo que na Coréia os bebês nascem já com um ano! QUANDO for no dia seguinte que é ano novo ela irá completar mais um ano. ENTÃO o bebê irá ter 2 anos. MAIS por que isso?

    Desculpa aí sou meio atrapalhada pra explicar as coisas, mais acho que deu pra vocês entender como funciona essa tal de "idade" na Coréia que é bem diferente da nossa.
    Só queria saber por que a idade deles é calculada assim?

    ResponderExcluir
  21. Eu adoro os coreanos mais todos da minha família falaram que eles aqui no Brasil despresam os brasileiros,odeiam eles,te ignoram da Tbm bem rudes com vc,mas bem pouco do cireanos te tratam bem aí uma pergunta aí na coréia é igual a no brasil em São Paulo ?

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. oi boa tarde eu sou do espirito santo ..gostei bastsante do seu blog muito interessante sabe sobre outras culktura e a coriana e uma que gosto muito .. não se é igual as doranas que vejo mais que é linda é

    ResponderExcluir
  24. oi boa tarde eu sou do espirito santo ..gostei bastsante do seu blog muito interessante sabe sobre outras culktura e a coriana e uma que gosto muito .. não se é igual as doranas que vejo mais que é linda é

    ResponderExcluir
  25. Viajo muito para os outros países. A imagem que a maioria dos gringos têm deste país não é a melhor. Para eles, o Brasil é um país de 3° mundo, bom no futebol, país de pobreza, das favelas e DAS VAGABUNDAS VULGARES QUE ADORAM ANDAR NUAS!

    ResponderExcluir
  26. Amo assistir dramas coreanos, e fiquei mais curiosa sobre o País então o que você escreveu me deixou muito feliz, ao saber da forma de como Brasil é visto por eles me deixou animada, eu gostaria de visitar a Coréia um dia então essa informação foi muito útil, foi a primeira vez que vi seu vlog e já gostei bastante.

    ResponderExcluir