Translate

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Churrasco: a comida brasileira na Coreia

Quando estamos em um país diferente, geralmente procuramos por algo que faça com que nos sintamos em casa. E a preocupação de muitas pessoas é em relação à comida. Tem gente que não se adapta a uma nova cultura mais por sua culinária do que por outros motivos. Realmente, essa é uma parte muito importante da adaptação de um estrangeiro. E, depois de uns três meses na Coreia, eu já estava sentindo falta do meu açaí, guaraná e de vários pratos brasileiros. O problema era que ficava sem graça de cozinhar, por morar com os sogros. Então, minha solução foi caçar pelos restaurantes brasileiros na cidade. Descobri dois em Daejeon, mas ambos eram rodízios de carne (muito caros). Procurando em municípios vizinhos, o resultado era basicamente o mesmo. Cheguei à conclusão de que comida brasileira na Coreia era sinônimo de churrasco (슈하스코).


Saladas coreanas servidas numa churrascaria rodízio brasileira
No entanto, como a maioria de restaurantes estrangeiros, a pessoa não pode esperar encontrar tudo exatamente do mesmo jeito que em seu país. Aliás, os chineses ficam muito frustrados quando vão a algum estabelecimento na Coreia que deveria servir pratos comuns a eles. A maioria não consegue se sentir à vontade, porque são comidas que não existem na China ou em diversas províncias de lá, como o jajangmyeon (자장면). Quando eles forem para o Brasil, a decepção deve ser ainda maior, coitados, já que yakissoba é japonês e frango xadrez definitivamente não é servido à moda deles. Enfim, voltando ao churrasco, os bufês liberados já são muito famosos na Coreia. Mas a nossa ideia de rodízio, com garçons servindo as carnes nas mesas, foi um elemento novo incorporado no estilo de restaurante brasileiro. Além disso, as saladas e acompanhamentos não são muito “abrasileirados”, embora alguns lugares incluam feijoada, farofa, entre outros. Além de também venderem guaraná, vindo do Japão (a uns 10 reais uma latinha).

Jajangmyeon (자장면): comida chinesa mais famosa da Coreia é desconhecida dos chineses
Feijão preto servido no bufê de uma churrascaria com nome de "feijoada
Latinha de guaraná vendida em restaurante brasileiro na Coreia
Em Daejeon, no final de outubro do ano passado (meu segundo mês na Coreia), abriu um rodízio brasileiro de carnes chamado Rio de Janeiro (리우 자네이루), que é minha cidade natal. Nem preciso dizer que fiquei emocionada e decidi ir correndo para conferir. Já mencionei antes aqui, mas carne na Coreia é um artigo de luxo. O quilo de um corte bovino de qualidade chega facilmente a 75 mil wons (ou 150 reais). Então, não esperava que fosse um tipo de restaurante baratinho, mas me espantei com preços muito compatíveis com o de churrascarias brasileiras. Os valores desse restaurante variavam entre 24 mil wons (48 reais), para almoço em dia de semana, e 40 mil wons (80 reais), para jantar em fins de semana. A gente pegou uma promoção desses sites de compra coletiva (T-mon, Groupon) e pagamos uns 30 mil wons (60 reais), mesmo sendo um fim de semana.


Prédio da TJB (SBS), emissora coreana onde fica o restaurante, em Daejeon

E o que me impressionou foi que todos os garçons eram brasileiros ou coreanos que moraram no Brasil. A maioria tinha experiência internacional, como esse da foto, que trabalhou vários anos na Espanha e estava me dizendo da dificuldade de aprender o idioma para poder falar o nome das carnes de forma que os coreanos entendessem. De qualquer forma, para situar os clientes, o restaurante também disponibilizava uma foto com a nomenclatura dos cortes em português e uma possível tradução para o coreano, o que é meio complicado, já que os brasileiros são muito mais específicos. Enquanto temos 20 denominações diferentes para partes do boi, os coreanos têm apenas dez, como mostram os quadros abaixo. E eu adorei minha primeira ida, já que fui a primeira brasileira a visitar o restaurante, uma semana depois da inauguração, e eles estavam me servindo super bem por isso.

Garçons brasileiros trabalham nessas churrascarias
Nomes dos 20 cortes brasileiros

Os coreanos têm apenas 10 tipos de cortes bovinos

Outra rede de Daejeon, chamada Coba Grill (코바그릴), também oferece rodízio de carnes (fotos abaixo). Essa eu nunca fui, por ser meio longe da minha casa. Fica perto da estação de trem da cidade. Pela página do estabelecimento no Facebook, é possível ver algumas informações. Eles explicam em panfletos o que é o churrasco, horários de funcionamento, localização e preços. Os valores são comparáveis ao do outro restaurante: 28 mil wons (uns 56 reais) nos dias de semana e 32 mil wons (64 reais) em fim de semana. Eles servem ainda churrasco de abacaxi, o que eu raramente vejo no Brasil e nunca comi. Fora esses dois lugares, a cidade também tem alguns restaurantes que se dizem brasileiros, mas têm nome italiano e o tipo de comida não se parece em nada com a nossa. Devem só acompanhar o fluxo. Encontrei, no mínimo, uns três assim.


-------

Apresentei apenas as redes de churrascaria de Daejeon, porque é onde moro na Coreia, mas sei que em Seul, Busan e outras cidades coreanas também existem várias. Na Escola Alegria, por exemplo, na capital do país, eles servem vários pratos brasileiros e tem até açaí. Aliás, esse fruto brasileiro tem se tornado cada vez mais comum na Coreia. Já achei bala, chocolate de açaí e até a polpa da fruta sendo vendida no país. Vi ainda pão de queijo em uma cafeteria da universidade de Chungnam (CNU), mesmo que o gosto seja um pouco diferente do original. Aliás, nesse mesmo lugar, as mesas são feitas com madeira brasileira e me sentia em casa. Vou deixar para mostrar isso em outro dia, que hoje o assunto era churrasco. E já está me dando fome.

4 comentários:

  1. Aqui é a Yohana. Muito legal seu Blog, eu aodrei que você tenha falado disso, pois quero muito ir pra coréia e saber locais para se sentir em casa é ótimo. E eu moro no sul, em Curitiba mais precisamente e aqui todas as churrascarias servem abacaxi assado que é bem gostoso por sinal. Se tiver a oportunidade de vir pro sul aproveite!!!

    ResponderExcluir
  2. Aqui é a Yohana. Muito legal seu Blog, eu aodrei que você tenha falado disso, pois quero muito ir pra coréia e saber locais para se sentir em casa é ótimo. E eu moro no sul, em Curitiba mais precisamente e aqui todas as churrascarias servem abacaxi assado que é bem gostoso por sinal. Se tiver a oportunidade de vir pro sul aproveite!!!

    ResponderExcluir
  3. Sou churrasqueiro em portugal gostaria de trabalhar na coreia sou churrasqueiro a 25 anos

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Valdemi trabalhei em Singapura três anos e meio quero voltar estou a disposição meu zap (83)986586658

    ResponderExcluir