Translate

quinta-feira, 26 de março de 2015

Atividades gratuitas para estrangeiros em Daejeon

Antes de minha viagem para a Coreia, como queria estudar coreano, pesquisei muitas informações na Internet, comparei preços e benefícios entre as universidades e outras opções gratuitas. Uma das minhas primeiras descobertas, no entanto, foi o Daejeon International Community Center (DICC), hoje DIC, que oferece diversos eventos e atividades de graça para estrangeiros. E foi lá também que conheci a primeira brasileira na cidade onde morava. Fiquei mais de seis meses na Coreia sem encontrar nenhum conterrâneo.
Aulas de coreano, aluguel de hanbok e grupos de discussão no DIC
O atual Daejeon International Center (DIC) é administrado pela prefeitura de Daejeon, cidade na região central do país, e mantém aulas de coreano, bazares, grupos de estudo sobre assuntos globais, tutorias com nativos, além de prestar informações e promover diversos eventos para unir as comunidades de estrangeiros na Coreia. Tem até aluguel de hanbok (roupas tradicionais coreanas) por um preço super em conta. E eu adorei desde o início.

Quando fui pela primeira vez, eram oferecidas aulas de coreano de graça durante os dias de semana à tarde (menos na quarta-feira). Hoje em dia, eles mudaram isso e só tem aos sábados. Na época, eu aproveitava e saía correndo diariamente da Chungnam National University (CNU), onde fazia o curso intensivo do idioma, e ia ter uma formação complementar no DIC. Deu muito certo para mim. Em três meses, meu nível de coreano já estava razoável, de forma que eu conseguia entender a minha sogra bastante, já que ela é coreana e não fala outra língua.

Nesse centro, localizado em frente à estação do trem de Daejeon, encontram-se à disposição, materiais gratuitos em mais de dez idiomas, com dicas de roteiros culturais e trajetos dos ônibus da cidade. Há ainda uma biblioteca com livros de aprendizado de coreano ou a respeito do país e seus costumes. Também é possível alugar hanboks para eventos. O espaço ocupa dois pisos do prédio: no 4º andar, está a biblioteca e a recepção, enquanto que o 3º andar conta com três salas de aula.

Para se inscrever no aluguel dessas vestimentas, é necessário apenas apresentar passaporte ou cartão de estrangeiro (Alien registration card) e pagar uma taxa de 12 mil wons (cerca de 30 reais) caso o hanbok seja utilizado fora das instalações do DIC ou por mais de uma hora seguida. Esse valor é revertido para os custos de lavanderia. O prazo para devolução é de, no máximo, 48 horas.

Nas salas do andar inferior, são oferecidos cursos de coreano com professores nativos. As aulas acontecem sempre aos sábados e são divididas entre quatro níveis, do básico ao avançado, além das turmas especiais de preparação para o Topik, exame de proficiência em língua coreana. Os horários são definidos a cada trimestre com a formação dos grupos iniciando no primeiro sábado de janeiro, abril, julho e outubro. A ficha de inscrição está disponível no site do DIC. E o material didático utilizado são os livros da Seogang University.

Há ainda grupos de discussão formados no Daejeon International Center relativos a temas de civismo global, em inglês, coreano, chinês, e vietnamita. Jovens universitários ou demais estrangeiros podem ainda debater outros assuntos internacionais. Além disso, há os bazares de caridade, com doação de itens novos, usados e semi-novos para venda. A equipe desse centro também está sempre pronta para atender visitantes de diversos países.

:: Daejeon International Center (DIC)::

Endereço: 300-160 4th floor Juwon BLD 799, Daejeon-ro, Dong-gu, Daejeon (em frente à estação de trem de Daejeon)
Telefone: 042-223-0789 / FAX : 042-223-0790 / E-mail : dicc@dicc.or.kr
Horário de Funcionamento: Segundas, terças e sextas: 09h às 18h / Quartas e quintas: 9h às 21h / Sábados: 9h às 17h
Não abre aos domingos e feriados
Linhas de Ônibus: 1, 2, 101, 102, 103, 201, 202, 30, 31, 311, 313, 314, 317, 52, 501, 511, 512, 514, 60, 62, 63, 603, 605, 606, 607, 611, 612, 613, 614, 615, 616, 701, 711, 802
Metrô: Daejeon Station, saída 2
Site: http://en.dicc.or.kr/smain.html

----
Este post é uma versão de outro que escrevi para o BrazilKorea, site que eu atualizo.

2 comentários:

  1. Isso é muito legal! Oferecer atividades que ajudam a integrar mais ainda os estrangeiros na Coréia! Muita organização! Curti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo, mesmo. O governo coreano tenta bastante incluir os estrangeiros. Ainda mais porque estão se tornando mais comuns as famílias multiculturais, coisa que antes era muito raro.

      Excluir