Translate

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Tipos sanguíneos podem definir personalidade? Na Coreia, sim.

Assim que eu descobri que estava grávida, antes mesmo de saber o sexo do meu bebê, a minha sogra me questionou qual tipo sanguíneo eu queria que ele tivesse. Na hora, eu achei meio estranho, mas como eu sou A+ e meu marido é B+, seria geneticamente possível que nosso filho nascesse com qualquer um deles (O, A, B ou AB). O que eu não sabia ainda era que essa também é uma preocupação na Coreia do Sul em relação às expectativas antes do nascimento de alguém, assim como a aparência ou a profissão que a criança terá no futuro.



É que os coreanos acreditam que isso interfere na personalidade, no temperamento do indivíduo e até se uma pessoa é compatível com outra. Assim, o tipo de sangue desempenha na Coreia papel semelhante ao dos signos do zodíaco e horóscopos em outros países, onde as pessoas consideram que estes possam definir traços de identidade. Dessa forma, os coreanos costumam dar palpites antes de o bebê vir ao mundo.

E, por causa dessa crença, é comum que eles perguntem uns aos outros sobre seu tipo sanguíneo quando conhecem alguém novo. Embora no Brasil e em outros lugares do mundo não haja o costume de as pessoas decorarem isso (a não ser que você seja um militar, e tenha isso gravado na sua farda), na Coreia, essa informação é considerada essencial, assim como a idade ou o nome. Mesmo assim, muito estrangeiro acaba se espantando a primeira vez que alguém demonstra curiosidade sobre esse assunto.

O conceito de tipos sanguíneos determinarem características pessoais tem uma história sombria. Foi utilizado inicialmente por nazistas e imperialistas japoneses para promover ideias de supremacia sobre diferentes raças e países nos anos de 1920 e 1930. No entanto, algumas décadas depois, a ideia ressurgiu pelo autor japonês Masahiko Nomi, de uma maneira bem mais positiva e inocente do que a original e se assemelhou ao uso que se faz dos signos do zodíaco. E, hoje em dia, é uma teoria propagada no Japão, Coreia do Sul e Taiwan.

De acordo com a definição de cada grupo sanguíneo, eu fiz uma péssima escolha para casar. Os homens que têm sangue B+ são os chamados “bad boys” e estão entre os dois conjuntos mais incomuns, representando 20% da população mundial (o mais raro é o AB, com menos de 10%). E, tadinho do nosso bebê, porque ele puxou o pai e também nasceu com o mesmo tipo de sangue. Esses, os “nômades”, são considerados os piores partidos. No meu caso, faço parte do grupo majoritário: sou A+, que corresponde a 40% das pessoas no mundo. E até que combino com as características dessa categoria, denominada “fazendeira”. Os outros 30% são os portadores do tipo O.

É possível encontrar certas contradições dos traços de personalidade entre os autores, mas as hipóteses mais difundidas são as que serão apresentadas abaixo. Além disso, acredita-se que é possível montar opções de dietas mais compatíveis com determinado tipo sanguíneo, mesmo sem comprovação científica.

Tipo A ou “Fazendeiros” – Pessoas com sangue do tipo A são chamadas de “fazendeiras” e conhecidas como introvertidas, tímidas, nervosas, muito pensativas, pacientes, com dificuldades para expressar emoções muito bem, e tendem a ser perfeccionistas. Além disso, demonstram ser teimosas, cuidadosas e obsessivas. Acredita-se que combinem mais com dietas vegetarianas e tendem a tomar menos bebidas alcoólicas.

Tipo B ou “Nômades” – Os que possuem sangue desse tipo são considerados “nômades” por suas características de bravura, paixão e por ser serem mais ativos e otimistas, do tipo “vamos lá!”. Tendem a ser criativos, individualistas e a ter uma natureza independente, sem se importar com o que os outros pensam. São os mais liberais e riem da cara dos problemas, ao mesmo tempo em que podem ser impacientes e desistir facilmente. Por isso, se dizem imprudentes, superficiais e preguiçosos. No caso masculino, são chamados de “bad boys” e não são considerados bons partidos para casar. Eles têm um bom sistema imunológico e se dão bem com laticínios.

Tipo AB ou “Humanistas” – Considerados “pau para toda obra”, os integrantes desse grupo são mais aptos para serem gênios. Com um alto poder de concentração, geralmente têm interesses em várias coisas ao mesmo tempo e são extremamente inteligentes. Dizem que controlam melhor a mente do que o coração, sendo racionais e críticos. Podem demonstrar caráter autoritário, embora também tendam a ser mais tímidos, indiferentes e, por isso, se afastam mais das outras pessoas. Algumas pessoas dizem que eles têm “duas caras” e não são confiáveis. Em relação à alimentação, deve ser feita da mesma forma que os de sangue A e B.

Tipo O ou “Guerreiros” – Esses são os líderes natos. Os portadores desse tipo são extrovertidos, cheios de energia e otimistas. Falam o que pensam e têm uma autoestima bem elevada. Sua presença é do tipo que ilumina qualquer ambiente. Às vezes, podem ser muito dramáticos, o que afasta algumas pessoas. Embora sejam amigáveis, obcecados pelo sucesso, tendem a ter características arrogantes, insensíveis, além de serem cruéis e vaidosos. As melhores dietas para as pessoas do tipo O são as ricas em proteínas e é recomendável que se exercitem bastante.

------------
P.S.: Este post foi uma versão de outro de minha autoria publicado no site BrazilKorea.


3 comentários:

  1. Tinha visto algumas coisas em doramas e tal, mas não sabia que levavam tão a sério.

    ResponderExcluir
  2. E eles acreditam que qual tipo combina entre si ?

    ResponderExcluir
  3. E a idade ?já ouvi dizer que eles consideram muito a idade na hora de se conhecer ou se dirigir a pessoa isso é verdade mesmo ?

    ResponderExcluir