Translate

sábado, 18 de julho de 2015

A saga de fazer passaporte para meu bebê

Desde que decidi ter meu bebê no Brasil, em junho do ano passado, eu havia comprado minha passagem de ida e volta para Coreia, marcada para 15 de abril de 2015, quando ele teria uns 6 meses. Assim, em dezembro, eu comecei a pesquisar o que seria necessário para fazer o passaporte do meu filhote. Foi quando pressenti que teria problemas com a autorização do pai (já que meu marido trabalha na África), necessária para a elaboração do documento para menores de 18 anos. E não deu outra. Tive que adiar minha viagem para 30 de abril, senão não conseguiria ter o passaporte dele em mãos a tempo. 

Passaportes brasileiro e coreano: mesma pessoa, dois nomes

Fiquei dois meses na Coreia, mas agora já estou no Brasil de novo. Mas não postei nada durante um tempão por causa desses impasses e dos meus horários loucos de trabalho. A notícia boa é que meu filho já tem os dois passaportes e dupla nacionalidade (até completar 18 anos, pelo menos, como já disse em outro post). Ele nasceu no Brasil e uma semana depois meu marido fez o registro dele na Coreia. Então, pensei ainda em recorrer a esse fato. Quando liguei para o consulado coreano em São Paulo, fui informada de que apenas o pai coreano poderia fazer a solicitação do documento. Ou alguém da família que tivesse a cidadania. Como eu não tenho e nenhum parente do meu esposo vive no Brasil, não teria como.

Então, tive que contar com a boa vontade dos policiais federais em aceitarem o documento que meu marido me mandou. O problema aconteceu mais porque o local de trabalho do meu esposo é muito longe de uma embaixada brasileira. Ele enviou dois documentos em fevereiro e março que foram negados. Até chegar a versão final, no entanto, foi um estresse total. Então, aproveitei e fiz o passaporte coreano também, que aliás, tem validade de cinco anos para menores de idade, enquanto que o brasileiro tem data para expirar diferentes até a criança completar 5 anos.

Os coreanos têm ainda a possibilidade de escolher passaportes com validade de cinco ou dez anos, no caso de adultos. E o meu já tem o seu. Mas também não foi tão fácil, porque só coreanos podem dar entrada nesse processo. E minha sogra tinha entendido errado. Aí, me fez ir à Prefeitura de Daejeon para assinar o pedido, já que meu marido não poderia por estar trabalhando em outro país. O documento levou quatro dias úteis para ficar pronto e agora meu bebê já pode ir para os Estados Unidos sem visto.

A questão de ele ter nomes diferentes, um brasileiro e outro coreano, pode ser vista pelos passaportes. Parece uma dupla identidade. Mas acabou que o nome coreano dele não seguiu as regras do clã do meu marido, como eu disse em outro post. E todo mundo acha que eu que escolhi a forma como ele se chama lá, porque é igual ao de algumas celebridades, como o ator Lee MinHo (foto) e o cantor Choi MinHo do Shinee (esse inclusive tem o mesmo sobrenome, foto).

Ator Lee MinHo e Choi Minho, do Shinee, não foram inspiração
-----

Vou pedir desculpas, porque fiquei quase quatro meses sem postar nada, mas já tenho uma lista imensa de assuntos que queria dividir com vocês. O próximo vai ser sobre uma dúvida que muitos têm e me perguntam sempre: se os coreanos são frios. Depois que fui à Coreia com bebê, posso responder a esse questionamento com algumas informações mais interessantes. Semana que vem, tem post novo! ;)

7 comentários:

  1. Que bom que você voltou!!!! Pelo menos uma vez por semana entrava no blog pra ver se tinha post novo! =)

    Eu nunca comentei antes, porque sempre lia os posts pelo celular e me dava uma preguiça gigantesca de escrever... Desculpe!!! m(_._)m

    Mas agora vou tentar comentar sempre!!! ^_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Letícia. Valeu pelo carinho. Puxa, me desculpa ter parado de postar. Mas vou me comprometer a manter o blog sempre atualizado! ^^

      Excluir
  2. Você está no Brasil?*-* me fala como você conseguiu aprender coreano, já tentei sozinha e não consigo T.T é muito difícil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Deh. Estou sim. Eu aprendi primeiro num curso de coreano aqui no Rio. Depois, estudei três semestres numa universidade na Coreia. Aprender sozinha é complicado. Precisa de muita determinação, mas com um pouco de incentivo, acho que tem grandes chances de melhorar seu desempenho. Boa sorteee!

      Excluir
  3. Oi Ariane! Acompanho seu blog em silêncio há quase um ano, rs! Gosto muito de suas postagens. Não nos abandone ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, que bom que gosta do meu blog. Vou tentar não sumir mais por tanto tempo. É complicado manter o ritmo das postagens com um bebê para tomar conta, mas prometo que, pelo menos, faço um post por mês. :D

      Excluir
  4. Outro post bem legal! Parabéns! Na verdade, li tem um tempo, mas só deu tempo de vir comentar agora. :)

    ResponderExcluir