Translate

domingo, 1 de novembro de 2015

A cultura de frequentar os spas na Coreia

No meu último post, havia comentado sobre o quanto os coreanos são reservados, algo que pode fazer com que eles sejam considerados frios e distantes por pessoas de outros países. No entanto, um momento que merece atenção é a cultura de ir aos spas ou banhos públicos, chamados de 온천(oncheon) ou 찜질방 (jjimjilbang) . E é nesses locais que podemos perceber o quanto os coreanos se soltam quando estão apenas na presença de pessoas do mesmo sexo.


Quem assiste doramas coreanos, certamente já se deparou com alguma cena em que surgem aqueles spas onde as mulheres e homens estão vestidos com roupas largas, geralmente em rosa e azul, com uma toalha na cabeça parecendo uma ovelha (양머리), sentados no chão ao redor de mesinhas, comendo e bebendo.
Com a "cabeça de ovelha"
Começou a esfriar esses dias na Coreia, o que faz com que a procura por esses lugares aumente. Por serem bem quentes, são famosos no inverno, temporada em que alguns costumam frequentar esses banhos públicos mais de uma vez por semana. Os coreanos acreditam que o vapor limpa melhor, além de aquecer nos dias frios.

Para os estrangeiros, no entanto, o spa coreano causa grande estranhamento. Na minha primeira vez em um desses, fiquei tão envergonhada que voltei correndo para os trocadores e botei uma roupa o mais rápido que consegui. Basicamente, os 온천 (oncheon) são banhos públicos, onde as pessoas são separadas entre masculino e feminino, e lá existem diversas piscinas de água quente, fria e com ervas medicinais.

Na sessão feminina dos spas (vazia)
Além disso, há chuveiros individuais e é possível tomar banho em pé ou em banquinhos de pedra com um espelho na frente, em que as pessoas conseguem enxergar todas as sujeiras para limpar melhor. As coreanas (não posso falar dos homens porque nunca estive no masculino), geralmente, vão em grupos e gostam de ficar esfregando as costas umas das outras.


Há aquelas que sentam na beirada das piscinas, se lavando durante horas e horas. Minha sogra gostava tanto desses espaços que poderia ir até mais de uma vez por dia, se possível. Ela costumava comprar lotes de 100 voucher individuais.

Águas termais no oncheon
As piscinas do oncheon

Cada ingresso custaria 7 mil won (cerca de 20 reais). Mas, como ela era cliente fidelidade, acabava pagando 3 mil won (uns 10 reais) por cada ingresso. Os valores, no entanto, variam de cidade para cidade e entre os estabelecimentos.

Depois que você paga na recepção, geralmente, a atendente te dá duas toalhas e um papel com um número. Assim que entrar, vai identificar primeiramente os armários para sapatos, todos numerados. Quando você coloca o seu sapato, ele tranca sozinho e libera uma pulseira com a mesma numeração gravada.

Então, é necessário encontrar o armário para as roupas, guardar o restante dos pertences lá, se despir completamente (nunca vi ninguém de biquíni ou outra peça de roupa) e entrar na parte de banho. Sempre têm umas cestinhas na porta para a pessoa poder colocar shampoo, creme e outros produtos de higiene. Eles oferecem sabonete e pasta de dente coletiva. Então, os coreanos não costumam levar esses dois itens.

온천(oncheon) X 찜질방 (jjimjilbang)

Uma das dúvidas de muita gente é sobre a diferença entre os 온천(oncheon) e os 찜질방 (jjimjilbang). Embora tenham finalidades semelhantes, o principal aspecto que devemos levar em conta é que os 찜질방 (jjimjilbang ) contêm oncheons (온천), ou seja, spas, mas são mais completos. O significado de 찜질방 (jjimjilbang) seria algo como “sala aquecida”. E eles funcionam 24h, com um espaço para dormir, uma área comum para homens e mulheres, com saunas de diversas temperaturas, inclusive geladas. Alguns também têm espaço para jogos, karaokê, lan house, além de um snack bar, em que as pessoas podem fazer um lanchinho com os amigos.

Na área comum entre homens e mulheres, onde dá para comer
Ambos, no entanto, contam com a parte dos banhos públicos, onde as pessoas são separadas entre masculino e feminino, e lá existem diversas piscinas de água quente, fria, com ervas medicinais e outras inovações que um ou outro estabelecimento ofereça.
Karaokê nos jjimjilbang
Ice room, onde a temperatura é abaixo de 0ºC
E as saunas em que a temperatura pode chegar a 80ºC.
Também é possível fazer massagem em alguns deles
Basicamente, essa é a diferença entre esses dois lugares. Muitos coreanos, inclusive, usam essas salas como mini-hotéis e se “hospedam” lá. No entanto, seria semelhante a uma guest house. As pessoas dormem no chão, em alguns colchonetes oferecidos por cada estabelecimento. Para quem deseja turistar por Seul, a editora-executiva do BrazilKorea dá dicas excelentes nesse post. Eu não conheço muito a capital coreana, já que a cidade do meu marido é Daejeon. 

6 comentários:

  1. Sauna coreana é o lugar mais relaxante que eu já fui. Gostei da matéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro, Philip. Embora ainda sinta vergonha de vez em quando (isso porque já fui umas 100 vezes). haha Que bom que gostou. ;)

      Excluir
  2. Deve dar vergonha, mas parece ser legal. Fico imaginando como deve ser ir com grupo de amigas.

    ResponderExcluir
  3. Estive 2 vezes na Coréia do Sul, gostei de tudo que vi, conheci e comi, mas as saunas me encantaram.Gostei demais do lugar e principalmente de como eu me sentia ao sair de lá, e como ficava a minha pele após sauna, massagem, sala fria e um bom cochilar no chão. adorei mesmoooo.

    ResponderExcluir
  4. Estive 2 vezes na Coréia do Sul, gostei de tudo que vi, conheci e comi, mas as saunas me encantaram.Gostei demais do lugar e principalmente de como eu me sentia ao sair de lá, e como ficava a minha pele após sauna, massagem, sala fria e um bom cochilar no chão. adorei mesmoooo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero ir a Coreia no próximo ano. Preciso de ajuda sobre hotéis e lugares.

      Excluir