Translate

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Pepero Day (11/11): dia de comer palitinho de chocolate

Uma coisa que os coreanos adoram é comemorar determinadas comidas. Três de março (3/3), por exemplo, é o dia do 삼겹살 (samgyeopsal), o “churrasco” deles. Existem duas datas para troca de chocolates entre namorados (o Valentine’s Day, 14 de fevereiro; e o White Day, 14 de março). Além disso, também há o Black Day, em 14 de abril, que é o dia dos solteiros chorarem enquanto comem 자장면 (jajangmyeon), um macarrão “chinês” feito de molho de soja, que é preto. Na lista dessas datas especiais, 11 de novembro (amanhã) é o dia do 빼빼로 (pepero), um palitinho de biscoito com cobertura de chocolate (ou outro sabor) e alguns confeitos, cuja caixa custa cerca de mil wons (3 reais).

A Coreia tem datas para comemorar a existência de diversos pratos
A ideia original do chamado “Pepero Day”, no entanto, era que quem comesse os canudinhos ficaria mais alto e magro, em referência ao formato de “11/11”. Eles diziam que, para que a lenda do Pepero fizesse efeito, aqueles que quisessem emagrecer deveriam comer 11 pacotes de Pepero no dia 11 de novembro às 11h11 da manhã e no mesmo horário de noite em exatamente 11 segundos.


Atualmente, no entanto, a tradição foi alterada e muitos coreanos aproveitam esse dia para presentear seus amigos e pessoas queridas . Só que desde 1997, a data vem sendo utilizada pela Lotte, empresa que fabrica essa guloseima, como forma de se autopromover. Esse grupo é um conglomerado que domina o mercado de varejo sul-coreano e é dono de redes de supermercados, diversas marcas de comidas e bebidas, dentre outras milhares de frentes de atuação.  

Muitos criticam esse dia justamente por ter ganhado um caráter comercial. Além disso, o alto valor calórico desses chocolates faz com que a lenda seja um pouco contraditória com a sua proposta inicial. Para ficar mais condizente, um grupo alternativo costuma chamar a data de "Garaetteok Day". 가래떡 (Garaetteok ) é um bolo de arroz em forma de palitinho, com baixas calorias e que também ajuda a incentivar a culinária local.

Fonte: Canal Maanchi (You Tube)
 ----

Eu não ligo se é uma data comercial ou não. Como a Lotte dá 50% de desconto nas caixas desses palitinhos no dia 11 de novembro, da última vez, eu aproveitei e comprei uma porção de vários sabores diferentes. Os estabelecimentos aproveitam para colocar cartazes divulgando o famoso quitute. Só sei que é uma delíciaa! :D

2 comentários:

  1. Acaba que a marca vira o nome do produto praticamente.
    Só de olhar, nessa tmp deu muita vontade de comer todos os doces.
    Continue postando, seus textos são muito bons!

    ResponderExcluir
  2. Ameiii!!!! Sonho em um dia poder morar no Coréia do Sul 😍😍

    ResponderExcluir